ENTREVISTA COM ANDRE MATOS NA MTV - SOBRE O CLIPE DE MORE
Valeu o toque, Celso Eduardo ScarparoPor: Jorge PapaShaaman invoca o demônio da depressão no clipe "More"No dia 04 de Agosto o Shaaman estava aqui pela MTV para a estréia do novo clipe, "More" no Pulso. Em uma entrevista exclusiva ao mtv.com.br, o vocalista André Mattos explora a temática por trás do novo e elaborado trabalho, e se mostrou bastante satisfeito com o resultado do álbum, "Reason".
mtv.com.br: Qual e a idéia por trás do clipe da faixa "More"?A musica fala de depressão, de alguém que não reage e não acorda para a vida. O clipe tem um visual dark, um ambiente escuro aonde a banda esta tocando. Gravamos tudo numa construção abandonada, tocando dentro de um andaime. Essas imagens da banda tem um contraponto com a historia da menina, uma modelo linda que fica cada vez mais feia. Agente começa a estragar a menina, brotam nela todos os tipos de anomalias possíveis. Espinhos começam a nascer na mão, na cara, nas costas. Ela sofre vários rasgos enormes na pele, feridas que aparecem do nada, ela começa a incorporar algum ser demoníaco. Evoca um pouco o tema de exorcismo.
mtv.com.br: Mas o que dá início à essa metamorfose demoníaca?Ela tá tão deprimida que os demônios tem espaço para se apoderar da cabeça dela. A historia termina de uma maneira trágica. Aproveitamos bem a temática da musica mas mostrar o demônio que todos temos dentro de nós. O roteiro foi proposto pelo Afonso (diretor), e fomos dando umas pinceladas aos poucos de acordo com o que acreditávamos..
mtv.com.br: O visual também ficou bastante elaborado.O visual ficou de clipe gringo. Era o que queríamos, ate mesmo porque isso vai ser exibido lá for a pra caramba. Japão, Europa.
mtv.com.br: Em conjunto com a turnê?Nós vamos no final de agosto pra a América do Sul e depois para Europa. Em novembro, Japão possivelmente.
mtv.com.br: Qual e o caminho que a banda esta traçando com o novo álbum, bastante diferente de "Ritual"?Caminho básico cara, não queremos ser rotulados de forma alguma. Estamos fazendo um som pesado, recalcado mesmo na sonoridade da banda. Tudo foi gravado em sistema analógico, tem um som quente, e todos os instrumentos são de verdade. Não tem sampler. Crescemos ouvindo banda metal dos anos 80, e é isso que curtimos. as influencias vem disso, Judas Priest, Deep Purple, Iron Maiden, Metallica. e em cima tem uma leitura moderna de arranjo. Incluímos alguns elementos eletrônicos novos no meio e ainda temos uma grande influencia clássica de orquestra, como piano acústico. Nós gostamos de misturar muito, mas a essência é intocável, uma banda de heavy metal. Hoje em dia, não da pra rotular o Shaaman de metal melódico, power metal, speedy metal. agente se considera uma banda de metal, sem rótulos, e para que isso fosse concretizado, precisávamos mudar.
mtv.com.br: E como está sendo a aceitação de "Reason" entre os fãs mais fieis do primeiro trabalho?Estávamos ansiosos quanto a isso, mas sabíamos que tínhamos que enfrentar essa riso porque era fundamental para o nosso desenvolvimento. Não queremos ficar repetindo a mesma merda, a mesma formula.. Isso leva a uma carreira curta, uma banda cai no ostracismo e não consegue fazer mais nada diferente. Chocar um pouco de inicio quem esperava algo igual o primeiro CD foi um passo ousado, mas necessário. Era uma questão de tempo para as pessoas assimilar, incorporar, e entender. A partir do momento que isso aconteceu, a galera ta pirando no CD, e agente tem visto isso nos shows. A resposta foi muito mais imediata do que com o primeiro.
E ATENÇÃO AOS QUE PARTICIPARAM DA PROMOÇÃO DISTANT THUNDER...Já estamos na fase final do julgamento dos melhores textos, mas como tem vários que estão em excelente nível, a discussão está acirrada quanto aos vencedores. Além disso, está dificil reunir um número bom de redatores para discutirem, em conjunto, o resultado da promoção. Por conta disso, peço desculpas caso ocorram atrasos na divulgação dos vencedores, que deveria estar correndo hoje, mas pode ser adiada para os próximos dias.
(Podem acreditar, é demorado ficar lendo e imaginando os clipes cena por cena)